Padre Santo




Sermões de S. Vianney
  • Voltar






17/06/15
AS CRUZES AMADAS




 

As cruzes amadas

 
"Todos os santos amaram a cruz, na qual encontraram a sua força e sua consolação. Mas me perguntareis: é preciso sempre ter alguma coisa que sofrer? Ora a doença,ou a pobreza, ora a maledicência ou a calúnia, uma perda de bens ou uma enfermidade?
Meu amigo, estás sendo caluniado? Praguejam contra ti? Melhor assim! É bom sinal, não te tormentes, que estás no bom caminho que conduz ao céu.

Sabeis quando seria preciso que chorásseis? Não sei se compreendereis, mas seria precisamente se, pelo contrário, não tivesses nada para sofrer, se todos vos estimassem e vos repetissem: aqui seria o caso de invejar aqueles que têm a sorte de passar a sua vida no sofrimento, no desprezo, e na pobreza .
 
Esquecei-vos, pois, de que no
Batismo aceitastes uma cruz que só deveis abandonar na morte e de que é a chave de que vos servireis para abrir a porta do Céu? Estais esquecidos dessas palavras do Salvador? "Filho meu, se queres seguir-me, pega a tua cruz e siga-me?"
 
Nem um dia, não uma semana, nem um ano, mas durante toda a vossa vida. Os santos tinham medo de passar algum instante sem sofrer, porque consideravam perdido este tempo.
 
Segundo Santa Teresa, o homem só está neste mundo para sofrer e, mal para de sofrer, deve cessar de viver.
 
São João da Cruz pede a Deus, com lágrimas, como unica recompensa das suas canseiras, que lhe conceda a graça de sofrer mais.
Que devemos concluir de tudo isso? Vejamos: tomemos a resolução de devotar um grande respeito por todas as cruzes benzidas e que representam, para nós, em síntese, tudo aquilo que nosso Deus sofreu por nós."
 

(Sermão de São João Maria Vianney)



Artigo Visto: 1388