Padre Santo




Orações
  • Voltar






04/10/18
QUINZE MINUTOS DE ADORAÇÃO




 

QUINZE MINUTOS DE ADORAÇÃO

 

(Baseado em textos de Santo Antonio Maria Claret)

 

 

Muitas vezes nos colocamos diante de Jesus Eucarístico e, envolvidos com nossos problemas e tribulações, não aproveitamos esses momentos preciosos diante de Deus Vivo. Pe. Antonio Maria Claret (1807-1870), fundador dos claretianos, desenvolveu textos que nos levam a uma profunda intimidade com Deus na oração.

 

Deve-se fazer a oração diante do Santíssimo, por um período de 15 minutos, se possível diariamente.

Não é preciso, Meu filho, saber muito para Me agradar; basta amar-Me fervorosamente. Fala-Me, pois, de uma maneira simples, assim como falarias com o mais íntimo dos amigos...

 

Inicie sempre sua adoração procurando ouvir a voz de Jesus dizendo-Lhe:

.

 

Tem algum pedido em favor de alguém?

 

Diga-Me o seu nome e fala-Me o que deseja que Eu lhe faça. Pede muito. Não receies em pedir! Conversa Comigo, simples e francamente, sobre os pobres que gostaria de consolar, sobre os doentes que vê sofrer, sobre os desencaminhados que tanto deseja ver novamente no caminho certo... Diz-Me a favor deles ao menos uma palavra.

 

E você, não precisa de alguma graça?

 

Diz-Me abertamente que te reconhece orgulhoso, egoísta, inconstante, negligente... e pede-Me, então, que Eu venha em teu auxílio nos poucos ou muitos esforços que faz para te livrar dessas faltas. Não te envergonhe! Há muitos justos, muitos santos no Céu, que tinham exatamente os mesmos defeitos. Mas pediram com humildade, e pouco a pouco se viram livres deles. Tampouco deixes de Me pedir saúde, bem como bons resultados nos teus trabalhos, nos teus negócios ou estudos. Posso dar-te e realmente te darei tudo isso, contanto que não se oponha à tua santificação, mas antes a favoreça. Mas quero que o peça. O que é que necessita precisamente hoje? Que posso fazer por ti? Ah!, se soubesse quanto Eu desejo ajudar-te!

 

Anda preocupado com algum projeto?

 

Conta-Me. O que é que te ocupa? Que pensa? Que deseja? Que posso Eu fazer por teu irmão, por tua irmã, pelos teus amigos, pela tua família, pelos teus superiores? Que gostaria você de lhes fazer? E no que se refere a Mim, não sente o desejo de Me ver glorificado? E nâo quer fazer um favor aos amigos que ama, mas que talvez vivam sem jamais pensar em Mim? Diz-Me, em que se detém hoje, de maneira especial, a tua atenção? Que deseja mais vivamente? Quais os meios que tem para o alcançar? Conta-Me se não consegue fazer o que deseja e Eu te indicarei as causas do insucesso. Não gostaria de conquistar os Meus favores?

 

Por acaso está triste ou mal-humorado?

 

Conta-Me com todos os pormenores do que te entristece. Quem te feriu? Quem ofendeu o teu amor próximo?

 

Quem te desprezou? Conta-Me tudo. Então, em breve, chegará ao ponto de Me dizer que, imitando-Me, quer perdoar tudo e de tudo te esqueceres. Como recompensa há de receber Minha benção consoladora. Acaso tem medo? Sentes na tua alma melancolia e incerteza que, embora não justificadas, não deixam de ser dolorosas? Lança-te nos braços da Minha Amorosa Providência. Estou contigo, a teu lado. Vejo tudo, ouço tudo e, em momento algum te desamparo!

 

Sente frieza da parte de pessoas que antes te queriam bem e que agora, esquecidas, se afastam de você apesar de não encontrar em você motivo algum para isso? Roga por elas, pois, se não forem obstáculo à tua santificação, Eu as trarei de volta a teu lado.

 

Não tem alguma alegria que possas partilhar Comigo?

 

Por que não Me deixa tomar parte nela com a força de um bom amigo? Conta-Me o que desde ontem, deste a última visita, consolou e agradou teu coração. Talvez fossem surpresas agradáveis; talvez se tenham recebido boas notícias, uma demonstração de carinho; talvez tenha conseguido vencer alguma dificuldade ou sair de algum apuro... Tudo é obra Minha! Dize-Me simplesmente, como um filho ao pai: "Obrigado, meu Pai, obrigado!"

 

E não quer prometer-Me alguma coisa?

 

Bem sabe que Eu leio o que está no fundo do teu coração. É fácil enganar os homens, mas a Deus não pode enganar. Fala-Me, pois, com toda a sinceridade. Fizeste o propósito firme de, no futuro, não mais te expor àquela ocasião de pecado, de te privar do objeto que te seduz, de não mais ler o livro que exalta a tua imaginação, de não procurar a companhia das pessoas que perturbam a paz da tua alma? Será novamente amável e condescendente para agradar àquela outra, a quem, por ter te ofendido, considera até hoje como inimiga? Ora, meu filho, volta agora às tuas ocupações habituais: ao teu trabalho, à tua família, aos teus estudos; mas não esqueça os 15 minutos desta agradável conversa que teve aqui, a sós Comigo, no silêncio do santuário. Pratica tanto quanto possível o silêncio, a modéstia, o recolhimento, a serenidade e a caridade para com o próximo. Ama e honra Minha mãe que é também tua. E volta amanhã, com o coração mais amoroso, mais entregue a Mim. No meu Coração há de encontrar, em cada dia, um amor totalmente novo, novos benefícios e novas consolações. Vem, que Eu aqui te espero!"

 

Não perca a oportunidade de visitar Jesus Eucarístico, nosso grande e fiel Amigo. Ele não precisa de nós, mas nós precisamos e muito d'Ele!

 

 

Fonte:
Uma Visita ao Santíssimo Sacramento. Edições Loyola, São Paulo: 2000.




Artigo Visto: 7872