Padre Santo




Reflexões
  • Voltar






29/06/21
A MODÉSTIA INTERIOR




 

A modéstia interior
 

 

Em geral, a modéstia é a virtude que regula todos os atos externos, dando-lhe a devida compostura e decoro…, apresentando-se assim aos olhares do próximo, como qualquer coisa digna, nobre e formosa. Mas a modéstia exterior necessariamente há de proceder da interior, que consiste em moderar e dirigir os movimentos desordenados da alma segundo a divina vontade.

A modéstia exterior pode-se fingir e será então um repugnante ato de hipocrisia… A modéstia interior é a única que pode dar vida à modéstia exterior. Não deves, portanto, procurar conseguir uma aparência de modéstia…, uma modéstia postiça e mentirosa, com porte e maneiras externas que pareçam muito modestas, deixando depois que o teu coração seja vítima das baixas inclinações da concupiscência.

Quando a verdadeira modéstia existe, é tal a união que se dá entre a exterior e a interior, que uma não anda sem a outra, as duas ajudam-se mutuamente, de sorte que a compostura exterior deve proceder sempre dum interior perfeitamente composto e ordenado… e a interior encontrará a sua melhor defesa e sustentáculo na exterior. São Francisco de Sales explica isto com a seguinte comparação: Como o fogo produz a cinza… e a cinza serve admiravelmente para manter e conservar o fogo…, assim sucede com estas duas modéstias, que a interior produz a exterior, e esta mantém e conserva a interior de onde brotou.

 

Por D. Ildefonso

 




Artigo Visto: 1015