Documento sem título




 
2º Domingo do Tempo Comum
Este artigo foi visto 2481 vezes.
 
 


2º  Domingo do Tempo Comum
“48º Domingo no Exílio” 

Ano “C” 

 Is 62, 1-5 / Sl 95 / 1 Cor 12, 4-11 / Jo 2, 1-11 

Domingo, 17 de Janeiro de 2010. 

     Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve! 

      Amados filhos! Celebrando o 2º Domingo do Tempo Comum – depois do Batismo do Senhor – somos convidados a irmos até Caná da Galiléia, para participarmos, com Jesus e Maria, de uma festa de casamento. Em comunhão com a Santíssima Virgem Maria, fomos chamados a acolher, com alegria, o Dom de Deus, por excelência – o Vinho Novo - que veio até nós, através do primeiro sinal de Jesus!... Ali, em Cana, Jesus iniciou Sua Missão, manifestando para todos os povos a glória de Deus! E essa graça nos foi dada, pela interseção da Virgem Maria, que ao perceber que faltava vinho na festa, se preocupou – com Sua sensibilidade Materna – e intercedeu junto ao Seu Filho Jesus. “E faltando o vinho, a Mãe de Jesus disse-lhe: Não tem vinho” (Jo 2, 3). Para os Judeus faltar vinho numa festa de casamento – que costumava durar até uma semana – era algo extraordinário e “desastroso”... Mas para Jesus – por mediação de Sua Mãe – foi à oportunidade d’Ele antecipar e manifestar a glória de Deus, através do Seu Primeiro Sinal! Sim, sinal antecipado pelos Rogos Materno, pois ainda não havia chegado à hora de Jesus!... “Mulher, que nos importa Amim e a ti isso? Ainda não chegou a minha hora” (Jo 2, 4).  

      Queridos! A Virgem Santíssima, portanto, é a convidada mais especial das Bodas de Caná, visto que lá, por mediação d’Ela, o Noivo nos deu o Vinho Novo, ou seja, a alegria de pertencermos à nova família de Deus. Gerados no Sangue do Crucificado, transformados e redimidos por Este Santo Mistério!... Pois sem a Virgem Maria a água permanecia água, nas velhas talhas judaicas; mas com a Virgem Maria a água se torna Vinho, e a alegria de Deus vem reinar em nossos corações!... “E, faltando vinho... Disse sua mãe aos que serviam: Fazei tudo o que ele vos disser. Por esse modo deu Jesus princípio aos (seus) milagres em Caná da Galiléia,  e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele” (Jo 2, 3a.5. 11b). Jesus, portanto, através do milagre realizado em Caná da Galiléia, nos revela – sem dizer uma palavra – porque veio habitar no meio de nós!... Tema central do Evangelho do Domingo próximo, 3º Domingo do Tempo Comum... 

      Mais ainda, filhos!... Não somente por Maria a água – que já é bênção do Céu – se fez vinho (alegria e vida nova); mas, também, por Maria Santíssima o Vinho se torna Sangue, pela Sua participação no Mistério Redentor do Seu Filho, pelo poder do Espírito Santo!... Dom manifestado a Santa Igreja, em cada Santo Sacrifício, oferecido ao Pai, no Altar do Senhor... Pois Ela, a Co-Redentora, com o seu “Sim” firme e definitivo, anulou o pecado de Adão, e abriu-nos, definitivamente, as portas do Jardim do Paraíso... Onde o Lírio (Jesus) mais belo nos foi oferecido, como Alimento para as nossas almas, pelas Mãos d’Aquela que O acalentou e O formou. Sim! Pois era Ela quem estava ao pé da , entregando a oferta (do Sacrifício do Filho na Cruz) ao Pai, e recebendo do Seu Filho a Igreja que nascera do lado aberto de Jesus, pendente da . “Entretanto estavam de pé junto à Cruz de Jesus Sua Mãe... Jesus, pois, tendo visto sua Mãe e o discípulo que ele amava, o qual estava presente, disse a sua Mãe: Mulher, eis ai o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis ai a tua Mãe. E, desta hora por diante, a levou o discípulo para sua casa” (Jo 19, 25a. 26-27). Que bem maior podemos fazer as nossas almas, que abraçarmos - com humildade, em nossos pobres corações - a Maternidade da Virgem de Nazaré?... Pois a Mãe de Deus – Teotokos – também é nossa Mãe: Mãe dos filhos de Deus! 

      Filhos! O Vinho Novo que em Cana nós experimentamos - e que hoje nos embriaga, pelo o Poder do Espírito Santo - deve impulsionar os nossos corações, para a alegria que Deus quer manifestar na nossa caminhada, de discípulos do Ressuscitado. Não obstante os males que experimentamos – e a batalha é constante, nós sabemos! – Jesus nos quer olhando para cima, ao nos dizer que o Dom de Deus é a oferta amorosa do Pai!... E mesmo que em nossas limitações humanas não compreendamos, devemos acolher tudo na alegria, na fé e na confiança!... Pois se os serventes das bodas não tivessem obedecido às palavras da Virgem Maria: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2, 5), e tivessem ficado de braços cruzados, esperando o “milagre cair do Céu”; embora realmente tenha vindo do Céu -  até hoje estaríamos esperando a água das talhas serem transformadas em vinho!... Humanamente é certo que eles não sabiam o que estava acontecendo, no entanto obedeceram e confiaram!... E foram até o poço! Devemos, portanto, confiar mais, sempre mais no que Deus quer manifestar e realizar em nossos corações. Pois Ele deseja revelar a Sua glória em nossas vidas, mas espera corações disponíveis e generosos, para acolher a Sua glória, com fé! “... e assim como a esposa é a alegria do esposo, assim tu serás a alegria do teu Deus” (Is 62, 5b).  

      Amados! É esse gesto humilde e simples que nos ensina a Grande Mãe de Deus e nossa: mesmo nas dificuldades, nunca desanimar! Mas sempre confiar, acolhendo a Vontade de Deus em nossa vida!... Sei que não é  fácil! Pois exigem de nós renúncia e abandono; oferta da vontade e da liberdade!... Além do mais, as comodidades da vida e a busca da auto-satisfação e do prazer são armadilhas que a natureza (carne) prepara para os nossos corações!... Mas que a graça desarma e destrói, pela força que ela nos comunica, ao agir em nosso interior. Por isso, filhos queridos, se faz necessário, diante de tantas provas e tentações, acolhermos a oferta que Deus hoje nos faz, por meio do Coração Imaculado da Sua Mãe, a Virgem Santíssima. “... e os seus discípulos creram nele” (Jo 2, 11b).  

      Sim, amados! É preciso que vigiemos e oremos a todo instante, Rosário na mão e Ave-Maria no coração; que aproximemo-nos do Altar do Senhor e Comamos e Bebamos do Fruto da Árvore da Vida, que quotidianamente nos é oferecido – a Santíssima Eucaristia; que escutemos com amor Sua Santa Palavra e obedeçamos a Seus Mandamentos, na prática fiel do Amor e da Caridade!... Porta estreita, não é? Sim, mas aberta para nós pelo Coração d’Aquela que disse “Sim” a Deus, e que nos convida a cada instante a fazer o que Ele nos disser!... Socorrei-nos, Mãezinha, em nossas fraquezas!... Ajudai-nos a sermos fiéis e esperarmos sempre no Senhor!... Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!  

     Em Cana da Galiléia, a Onipotência Suplicante nos foi revelada, pela intercessão da Bem-Aventurada e sempre Virgem Maria!... 
 

“Então Maria disse: A minha alma glorifica o Senhor; e o meu espírito exulta (de alegria) em Deus, meu salvador. Porque lançou os olhos para a baixeza da sua escrava; portanto, eis que, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventutada. Porque fez em mim grandes coisa aquele que é poderoso, e cujo nome é santo...” 
     (Lc 1, 46-49)  
 
Abençôo-vos, 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Pe. Tarciso. 



 
 

ATENÇÃO! - Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte www.padresanto.com.br

 


     VEJA MAIS:


  SÃO LEÃO MAGNO SOBRE A QUARESMA (256 Hits)
  O QUE IMPEDE DEUS DE LANÇAR FOGO EM TUDO? (710 Hits)
  UM BELO SERMÃO (677 Hits)
  SER PERDOADO E SABER PERDOAR (751 Hits)
  DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE_SERMÃO PADRE RENÉ TRINCADO (768 Hits)
  SERMÃO DO REVMO. PADRE RENÉ TRINCADO_FESTA DE CORPUS CHRISTI (899 Hits)
  HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II (659 Hits)
  4º Domingo do Tempo Comum (2775 Hits)
  3º Domingo do Tempo Comum (2318 Hits)
  2º Domingo do Tempo Comum (2481 Hits)


 
Visitas Únicas Hoje: 5 - Total Visitas Únicas: 243439 - Usuários online: 10
2009 - www.padresanto.com.br - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Espacojames