Padre Santo




Homilias Dominicais
  • Voltar






02/02/10
2º Domingo do Tempo Comum





2º  Domingo do Tempo Comum
“48º Domingo no Exílio” 

Ano “C” 

 Is 62, 1-5 / Sl 95 / 1 Cor 12, 4-11 / Jo 2, 1-11 

Domingo, 17 de Janeiro de 2010. 

     Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve! 

      Amados filhos! Celebrando o 2º Domingo do Tempo Comum – depois do Batismo do Senhor – somos convidados a irmos até Caná da Galiléia, para participarmos, com Jesus e Maria, de uma festa de casamento. Em comunhão com a Santíssima Virgem Maria, fomos chamados a acolher, com alegria, o Dom de Deus, por excelência – o Vinho Novo - que veio até nós, através do primeiro sinal de Jesus!... Ali, em Cana, Jesus iniciou Sua Missão, manifestando para todos os povos a glória de Deus! E essa graça nos foi dada, pela interseção da Virgem Maria, que ao perceber que faltava vinho na festa, se preocupou – com Sua sensibilidade Materna – e intercedeu junto ao Seu Filho Jesus. “E faltando o vinho, a Mãe de Jesus disse-lhe: Não tem vinho” (Jo 2, 3). Para os Judeus faltar vinho numa festa de casamento – que costumava durar até uma semana – era algo extraordinário e “desastroso”... Mas para Jesus – por mediação de Sua Mãe – foi à oportunidade d’Ele antecipar e manifestar a glória de Deus, através do Seu Primeiro Sinal! Sim, sinal antecipado pelos Rogos Materno, pois ainda não havia chegado à hora de Jesus!... “Mulher, que nos importa Amim e a ti isso? Ainda não chegou a minha hora” (Jo 2, 4).  

      Queridos! A Virgem Santíssima, portanto, é a convidada mais especial das Bodas de Caná, visto que lá, por mediação d’Ela, o Noivo nos deu o Vinho Novo, ou seja, a alegria de pertencermos à nova família de Deus. Gerados no Sangue do Crucificado, transformados e redimidos por Este Santo Mistério!... Pois sem a Virgem Maria a água permanecia água, nas velhas talhas judaicas; mas com a Virgem Maria a água se torna Vinho, e a alegria de Deus vem reinar em nossos corações!... “E, faltando vinho... Disse sua mãe aos que serviam: Fazei tudo o que ele vos disser. Por esse modo deu Jesus princípio aos (seus) milagres em Caná da Galiléia,  e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele” (Jo 2, 3a.5. 11b). Jesus, portanto, através do milagre realizado em Caná da Galiléia, nos revela – sem dizer uma palavra – porque veio habitar no meio de nós!... Tema central do Evangelho do Domingo próximo, 3º Domingo do Tempo Comum... 

      Mais ainda, filhos!... Não somente por Maria a água – que já é bênção do Céu – se fez vinho (alegria e vida nova); mas, também, por Maria Santíssima o Vinho se torna Sangue, pela Sua participação no Mistério Redentor do Seu Filho, pelo poder do Espírito Santo!... Dom manifestado a Santa Igreja, em cada Santo Sacrifício, oferecido ao Pai, no Altar do Senhor... Pois Ela, a Co-Redentora, com o seu “Sim” firme e definitivo, anulou o pecado de Adão, e abriu-nos, definitivamente, as portas do Jardim do Paraíso... Onde o Lírio (Jesus) mais belo nos foi oferecido, como Alimento para as nossas almas, pelas Mãos d’Aquela que O acalentou e O formou. Sim! Pois era Ela quem estava ao pé da , entregando a oferta (do Sacrifício do Filho na Cruz) ao Pai, e recebendo do Seu Filho a Igreja que nascera do lado aberto de Jesus, pendente da . “Entretanto estavam de pé junto à Cruz de Jesus Sua Mãe... Jesus, pois, tendo visto sua Mãe e o discípulo que ele amava, o qual estava presente, disse a sua Mãe: Mulher, eis ai o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis ai a tua Mãe. E, desta hora por diante, a levou o discípulo para sua casa” (Jo 19, 25a. 26-27). Que bem maior podemos fazer as nossas almas, que abraçarmos - com humildade, em nossos pobres corações - a Maternidade da Virgem de Nazaré?... Pois a Mãe de Deus – Teotokos – também é nossa Mãe: Mãe dos filhos de Deus! 

      Filhos! O Vinho Novo que em Cana nós experimentamos - e que hoje nos embriaga, pelo o Poder do Espírito Santo - deve impulsionar os nossos corações, para a alegria que Deus quer manifestar na nossa caminhada, de discípulos do Ressuscitado. Não obstante os males que experimentamos – e a batalha é constante, nós sabemos! – Jesus nos quer olhando para cima, ao nos dizer que o Dom de Deus é a oferta amorosa do Pai!... E mesmo que em nossas limitações humanas não compreendamos, devemos acolher tudo na alegria, na fé e na confiança!... Pois se os serventes das bodas não tivessem obedecido às palavras da Virgem Maria: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2, 5), e tivessem ficado de braços cruzados, esperando o “milagre cair do Céu”; embora realmente tenha vindo do Céu -  até hoje estaríamos esperando a água das talhas serem transformadas em vinho!... Humanamente é certo que eles não sabiam o que estava acontecendo, no entanto obedeceram e confiaram!... E foram até o poço! Devemos, portanto, confiar mais, sempre mais no que Deus quer manifestar e realizar em nossos corações. Pois Ele deseja revelar a Sua glória em nossas vidas, mas espera corações disponíveis e generosos, para acolher a Sua glória, com fé! “... e assim como a esposa é a alegria do esposo, assim tu serás a alegria do teu Deus” (Is 62, 5b).  

      Amados! É esse gesto humilde e simples que nos ensina a Grande Mãe de Deus e nossa: mesmo nas dificuldades, nunca desanimar! Mas sempre confiar, acolhendo a Vontade de Deus em nossa vida!... Sei que não é  fácil! Pois exigem de nós renúncia e abandono; oferta da vontade e da liberdade!... Além do mais, as comodidades da vida e a busca da auto-satisfação e do prazer são armadilhas que a natureza (carne) prepara para os nossos corações!... Mas que a graça desarma e destrói, pela força que ela nos comunica, ao agir em nosso interior. Por isso, filhos queridos, se faz necessário, diante de tantas provas e tentações, acolhermos a oferta que Deus hoje nos faz, por meio do Coração Imaculado da Sua Mãe, a Virgem Santíssima. “... e os seus discípulos creram nele” (Jo 2, 11b).  

      Sim, amados! É preciso que vigiemos e oremos a todo instante, Rosário na mão e Ave-Maria no coração; que aproximemo-nos do Altar do Senhor e Comamos e Bebamos do Fruto da Árvore da Vida, que quotidianamente nos é oferecido – a Santíssima Eucaristia; que escutemos com amor Sua Santa Palavra e obedeçamos a Seus Mandamentos, na prática fiel do Amor e da Caridade!... Porta estreita, não é? Sim, mas aberta para nós pelo Coração d’Aquela que disse “Sim” a Deus, e que nos convida a cada instante a fazer o que Ele nos disser!... Socorrei-nos, Mãezinha, em nossas fraquezas!... Ajudai-nos a sermos fiéis e esperarmos sempre no Senhor!... Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!  

     Em Cana da Galiléia, a Onipotência Suplicante nos foi revelada, pela intercessão da Bem-Aventurada e sempre Virgem Maria!... 
 

“Então Maria disse: A minha alma glorifica o Senhor; e o meu espírito exulta (de alegria) em Deus, meu salvador. Porque lançou os olhos para a baixeza da sua escrava; portanto, eis que, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventutada. Porque fez em mim grandes coisa aquele que é poderoso, e cujo nome é santo...” 
     (Lc 1, 46-49)  
 
Abençôo-vos, 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Pe. Tarciso. 




Artigo Visto: 3942