Padre Santo




Homilias Dominicais
  • Voltar






16/11/09
32º Domingo do Tempo Comum




32º Domingo do Tempo Comum

“38º Domingo no Exílio” 
 

                                   Domingo, 08 de Novembro de 2009. 

     Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve! 

      O Senhor “conserva eternamente a fidelidade (das suas promessas)” (Sl 145, 6b). Sim, o Senhor será sempre fiel! E nunca nos abandona... Somos chamados a acolher a Sua graça em nossos corações, e nos deixarmos guiar por Ele. Pois a grandeza de um coração generoso, humilde e abandonado, toca os mais duros corações, e é modelo para o seguimento de Cristo Crucificado e Ressuscitado. O desapego nos faz portadores de um bem muito maior e muito mais elevado, o amor de Deus. Como o próprio Jesus nos fala, em outra passagem: “onde está o vosso tesouro, ali está o vosso coração”. Os Santos Mistérios nos comunicam e nos oferecem o maior Dom, e o tesouro que o nosso coração sempre deseja e anseia: O Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade, de nosso Senhor Jesus Cristo, no Santo Sacrifício da Missa, imolado nos nossos Altares. 

      Meus amados filhos! É importante questionarmos qual é a parte que toca ao nosso coração, no que se refere ao esvaziamento de nós mesmos?  Numa oferta total da nossa vida, na simplicidade do nosso gesto, ao irmos ao encontro de Cristo... Devemos seguir o exemplo da pobre viúva, que hoje acabamos de escutar no Santo Evangelho. Pois como nos disse Jesus, “... todos os outros deitaram do que lhes sobejava; esta, porém, deitou do seu necessário tudo o que tinha, todo o seu sustento” (Mc 12, 44). O tudo que eu devo e preciso oferecer, é a oferta da minha fraqueza, para que a força de Deus possa habitar em mim!  

      Amados! Somos convidados, a exemplo daquela pobre viúva a abandonar toda a nossa vida, com a nossa fraqueza, ao Sagrado Coração de Jesus. Pois como nos relata o Livro dos Reis, aquela pobre viúva estava catando uns ‘cavaquinhos’ de lenha para fazer um pãozinho para ela e seu filho comer, e depois esperar a morte chegar!... Mas o profeta Elias ousa pedir-lhe – além de um copo de água – também um pedaço de pão.  Tudo o que ela tinha para viver, e esperar a morte. Mas o profeta insiste ao falar em nome de Deus: “E, quando ela lha ia buscar, Elias gritou atrás dela, dizendo: traze-me também, te peço, um bocado de pão na tua mão. Ela respondeu-lhe: Viva o senhor teu Deus, que eu não tenho pão, se não somente um pouco de farinha na panela, e um pouco de azeite na almotolia; eis que ando juntando uns pauzinhos, a fim de ir cozer par mim e para meu filho, para comermos, e depois (de gastos estes restos) morreremos (de fome)” (1 Rs 17, 11-12). Escutando e obedecendo ao Profeta, a viúva percebeu que valeu a pena confiar no Senhor, pois daquele dia em diante não faltou mais farinha, nem diminuiu o azeite da jarra... “Foi, pois, a mulher, e fez como Elias lhe tinha dito; e comeu ele e ela, e toda a sua casa. E desde aquele dia não faltou à farinha na panela, nem se diminuiu o azeite da almotolia, conforme o que o senhor tinha predito por Elias” (1 Rs 17, 15-16).  

      Queridos filhos! Nunca devemos desanimar, diante das dificuldades que experimentamos. Pois onde depositamos nossa confiança e nossa esperança? São nas coisas transitórias, que passam? Pois repito o que nos afirma o Senhor: “onde está o vosso tesouro, lá está o vosso coração...” Sim, filhos! O meu coração não deve está preso aos bens temporais, embora, por graça, Deus nos conceda experimentá-los. Pois o Senhor é quem cuida da nossa vida! E se nosso coração é orientado para Ele, nada nos faltará, porque Deus é fiel! Ainda que nós experimentemos a prova, Deus lá está com Sua graça a nos santificar e purificar os nossos corações. Assim como o ouro é provado pelo fogo, também os filhos de Deus os são pela prova e pela humilhação. Mas sempre confiantes no Senhor. (Cf. Eclo 2, 5). Nunca desanimar e sempre depositar nossa confiança nos Dois Corações, que são O Refúgio seguro, na prova, na tribulação e na dor... Por isso o meu coração se eleva a Deus, cantando como o Salmista: “Aleluia. Louva, ó minha alma, o Senhor” (Sl 145, 1).  

      Amados! O mundo tenta nos seduzir com suas lisonjas... Os grandes deste mundo – como nos fala o Santo Evangelho – gostam de ocupar os primeiros lugares e serem saudados com o “viva!” Mas Jesus sentado no templo, diante do cofre das esmolas, percebe o coração de cada um que oferece suas dádivas. E como nos fala o Santo Evangelho, enquanto muitos ricos depositavam grandes quantias, a pobre viúva depositou apenas duas moedas, ou seja, tudo o que ela tinha para viver. E Jesus ensina aos discípulos, como também a nós, hoje, o que significa oferecer a apropria vida. Sim, o tudo que temos para viver é simbolizado naquelas duas moedas ofertadas pela viúva, pois ela ao ofertá-las, confiou plenamente em Deus!... “E, chamando os seus discípulos, disse: Na verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais que todos os outros que lançaram no gazofilácio. Porque todos os outros deitaram do que lhes sobejava; esta, porém, deitou do seu necessário tudo o que tinha, todo o seu sustento” (Mc 12, 43-44). 

      Devemos estar vigilantes, amados filhos, pois muitos falsos ensinamentos e falsas doutrinas tentam nos afastar da verdadeira fé. A doutrina espírita, a magia, as cartomantes, todas essas “porcarias” – que tantos católicos, infelizmente, procuram - tentam nos afastar e nos tirar o bem mais precioso que possuímos: Jesus Eucarístico. Pois temos a graça de recebe-Lo todos os dias, no Altar do Sacrifício, e d’Ele nos alimentamos.  Para que fortalecidos de Sua graça, continuarmos firmes nossa luta, nossa batalha!... Infelizmente muitos de nós somos seduzidos por esses erros, mas o Senhor hoje nos adverte, através da Sua Palavra: “E assim como está decretado que os homens morram uma só vez, e (que) depois disso (se siga) o juízo” (Hb 9, 27). Abracemos a graça que nos pode salvar. Meditemos e contemplemos o Santo Rosário, pois Ele é a Âncora que nos firmará e nos salvará do naufrágio. Não tenhamos medo de sermos católicos, de amarmos Jesus Eucarístico, a Santíssima Virgem Maria, a Palavra de Deus e A Santa Igreja. Sim! Coloquemos nossa confiança e nossa esperança nesses Dois Corações, que é o Refúgio Seguro para a nossa fraqueza... 

      Amados! Assim como aquela pobre viúva que ‘ofereceu tudo que tinha para viver’, lancemos nossas preocupações e nossos anseios neste Coração Imaculado que cuida de nós. Pois assim com Ela esteve ao pé da Cruz, Ela estará sempre conosco, e nos ensinará como caminhar, nos oferecendo plenamente ao Seu Divino Filho, Senhor das nossas vidas. Interceda pro nós, ó Virgem Mãe. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e nossa Mãe Mareia Santíssima. Salve! 
 

      Ensina-nos, Mãezinha, como ofertarmos os nossos corações! 
 

                 “Árvore da Vida, formosíssima e fecundíssima, Maria, Mãe querida! Dai-me a felicidade de ter-vos em meu coração, custodiada com todo zelo que cerca a mais preciosa riqueza”  

                      (Consagração a Nossa Senhora, pg. 155). 
               
               

Com minha bênção Paterna,

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

+ Pe. Tarciso.




Artigo Visto: 3034