Padre Santo




Homilias Dominicais
  • Voltar






03/10/09
27º Domingo do Tempo Comum




27º Domingo do Tempo Comum 

                     “33º Domingo no Exílio” 
 

                                                                                                                                      Domingo, 04 de Outubro de 2009. 

      Ave ó Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve! 

      Amados filhos! Na subida para Jerusalém, com os seus discípulos, Jesus vai lhes ensinando e ao mesmo tempo exortando, o que significa abraçar, com fidelidade e amor, o discipulado. Pois nesses últimos domingos temos escutado, nos relatos do Santo Evangelho, que Jesus vem pré-anunciando Sua paixão. Portanto, preparando seus discípulos para o momento da Cruz!... Pois, o caminho da Cruz, também não será diferente para aqueles que verdadeiramente querem seguir os passos de Jesus, imitando o Seu Mestre. Ao celebrarmos os Santos Mistérios, escutamos Sua Palavra e, com o “coração de criança”, acolhamos a vontade original de Deus, para nós – o amor. Porque o sonho de Deus, e Seu projeto ideal para nós – discípulos que seguem suas pegadas até a Cruz – é que sejamos plenamente realizados no Seu Amor. E todas as mazelam que desfiguram a realidade humana, como o divórcio, a poligamia, as uniões ilegítimas, e tantas outras... , não fazem parte do projeto de Deus para a humanidade! 

      Portanto, o seguimento – tema desses últimos domingos – é uma adesão ou resposta da nossa fraqueza, ao projeto original de Deus para nós, seus filhos. Desde Adão até o último homem, criado a imagem e semelhança divina. Isso é o que Jesus, hoje, vem nos ensinar, quando nos fala do plano amorosa de Deus – o Matrimônio cristão. “Porém no princípio, quando Deus os criou, formou um () homem e uma () mulher. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se juntará a sua mulher; e os dois serão uma só carne. E assim não mais são dois, mas uma só carne. Portanto não separe o homem o eu Deus juntou” (Gn 10, 6-9). Portanto, o projeto divino, a vontade original de Deus não concebe concessões, pois Ele não permite que o verdadeiro amor – aquele que Jesus nos comunica - seja desfigurado e dilacerado pela fraqueza e pelo orgulho humano. Mas o seu desejo é que o amor humano – de modo especial, o amor conjugal – seja santificado pela graça divina. E ninguém melhor que o Messias, para proclamar essa Boa-notícia para nós! 

      Queridos! Jesus com suas palavras vem nos ensinar que Deus teve, tem e sempre terá um projeto de amor reservado – e agora revelado – para seus filhos. Não obstante “a dureza do nosso coração” – que motiva o homem a criar leis contrárias a vontade divina, para justificar suas obras más – Deus intervém, amorosamente, na história das nossas vidas, para nos salvar! Sim! Por amor Ele intervém para apontar o caminho da realização plena da nossa vocação, que é amar e servir a Deus. Não devemos esquecer que fomos criados para a glória de Deus, e Jesus nos ensina com receber esse Mistério em nosso coração. Para isso é preciso que sejamos despojados da nossa auto-suficiência, e nos tornemos semelhantes às crianças, como aquelas que Jesus acolheu em Seu Coração: “... Deixai vir a mim os meninos, e não os embaraceis, porque destes tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Todo o que não receber o reino de Deus com um menino, não entrará nele. E abraçando-os e impondo-lhes as mãos, os abençoava” (Mc 10, 14b-15). Sim! A Palavra de Deus deve penetrar no mais íntimo do nosso coração, e purificar nossa conduta. Pois contaminados pelo mundo secularizado, somos tentados a ver e conceber toda as coisas, apenas por critérios humanos, do mundo... Enquanto a presença da graça quer realizar em nós à vontade de Deus, através de uma contínua purificação, ao correspondermos, livremente, a Sua lei de amor. 

      Amados! Enquanto nossos governantes cada vez mais se afastam de Deus, usando a força da autoridade, para criar leis que contrariam os planos divinos, para a humanidade, o Senhor intervém... Pois sabemos que a lei do divórcio – implantado em quase todas as Nações – é uma resposta dolorosa, com o desejo de remediar situações de uniões desestruturadas. O Santo Padre o Papa Bento XVI, escrevendo a Santa Igreja, nos exortava quanto à fidelidade e o respeito que se deve ter pela união matrimonial. Ele diz que a praga do divórcio, nos dias atuais – que é uma lei antecristã e antebíblica – vem desfigurando e destruindo os nossos lares, separando e aniquilando nossas famílias. Os nossos dois últimos Papas, João Paulo II e Bento XVI tiveram uma atenção especial de exortar-nos, no que se refere ao zelo, o amor e o cuidado, para com esta instituição tão querida, aos olhos de Deus e da Santa Igreja. “E Adão disse: Eis aqui agora o osso de meus ossos e a carne da minha carne” (Gn 2, 23a). Pois, infelizmente, a família nuclear não é mais vista como um dom, mas é apenas “mais uma opção” entre muitos modelos – desde a família bigâmica, até a “família” composta por casais homossexuais... Terrível! 

      Filhos! Estejamos atentos, vigilantes e em oração constante – de modo particular vocês jovens, futuros casais - pois existe um projeto maligno, mundial, com a intenção de esterilizar e suplantar a Instituição Família. E está por trás dessa organização, os governos do mundo inteiro, as ONG’s, esta tal de “Criança Esperança”, “Pró-família”, e tantas outras instituições governamentais e não governamentais... Que se apresentam com pele de cordeiro, mas por trás são lobos vorazes, que assinam tratados malignos, com o intuito de diminuir a população, pelos diversos meios contraceptivos. E, impiedosamente, assassinam nossas crianças, ao aprovarem e promoverem a lei do aborto; mentindo ao mundo, e apresentando uma realidade tão dolorosa e tão séria, como uma “simples prevenção necessária!” Utilizam todos os meios possíveis para suprimir e aniquilar as famílias, dádiva divina. Mas Deus – na pessoa de Jesus – vem em socorro da nossa fraqueza, Alimentar e sustentar nossa luta, com Sua Presença de Amor no Mistério do Seu Sacrossanto Corpo e do Seu Preciosíssimo Sangue. Presença que nos comunica a Vida Divina, a Vida da Graça. Sim! Este Mistério de amor nos lança no Seu Sagrado Coração, revigorando nossas forças, restaurando e curando todas as nossas enfermidades! Pois o plano de Deus, para nós, se realiza no amor!... “... para que, pela graça de Deus, sofresse a morte por todos” (Hb 2, 9b). Para nos oferecer a vida Eterna, pelo Seu único e Eterno Sacrifício. 

      Queridos! Deus quis manifestar o Seu amor, através da união do homem e da mulher, formando uma só carne. “E Adão disse: Eis aqui agora o osso de meus ossos e a carne da minha carne; ela se chamará Virago, porque do varão foi tomada. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa só carne” (Gn 2, 23-24). Mas, nesses nossos dias - mais do que nunca - satanás investe sua fúria para destruir o lugar onde Deus quis permanecer e fazer morada – o Lar. Pois quando o inimigo de Deus ataca as famílias e as destroem, ele está querendo vingar-se de Deus, pois ele O odeia, terrivelmente! Não podendo atingi-Lo, volta seu veneno maligno contra as Suas criaturas, de modo particular o homem, criado a Sua imagem e semelhança. É por isso que o Livro do Apocalipse nos adverte: “Por isso, ó céus, alegrai-vos, e vós os que habitais neles. Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo (para perder as almas)” (Ap 12, 12). Mas se Deus é por nós, quem será contra nós? Nos diz São Paulo! Temos o poder e a graça de Deus... Basta! 

      A família, por certo, filhos amados, é o Fundamento da Salvação. Porque foi da Sagrada Família de Nazaré – Jesus, Maria e José – que Deus quis derramar a graça da salvação, para todo o gênero humano. Deus imprimiu na Sagrada Família, o modelo, para todos aqueles que desejam construir um matrimônio cristão, onde se manifesta e reina a humildade e o amor! Peçamos, piedosamente, a interseção da Sagrada Família de Nazaré, para nossas famílias, através da nossa oração constante – de modo especial o Santo Rosário. Que a Família de Nazaré seja exemplo para toda a família humana, de modo particular para nós cristãos! “Eis como será abençoado o homem que teme o Senhor” (Sl 127, 4). Obrigado Mãezinha, por tanta graça! Abençoai e santificai - nós vos pedimos - com o Seu Coração de Mãe todas as famílias, de modo particular aquelas que mais precisam da Vossa Materna proteção. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve! 
 
 

      “Vos peço, ó Mãe, a guarda e a proteção, para todas as famílias!...”. 
 
 
 
 

                    “... Deixai vir a mim os meninos, e não os embaraceis, porque destes tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Todo o que não receber o reino de Deus com um menino, não entrará nele. E abraçando-os e impondo-lhes as mãos, os abençoava” 

                      (Mc 10, 14b-15). 
                       
                       
                       
                       

Abençoe-vos Deus todo poderoso, 

Pai e Filho e Espírito Santo.

+ Pe. Tarciso.




Artigo Visto: 2724