Padre Santo




Sermões de S. Vianney
  • Voltar






21/07/20
SOMOS CRIATURAS MISERÁVEIS




 

 

SOMOS CRIATURAS MISERÁVEIS

 

 

Não podemos nos debruçar sobre a conduta dos judeus, meu querido povo, sem sermos atingidos pelo espanto. Essas mesmas pessoas esperaram por Deus por quatro mil anos, rezaram muito por causa do grande desejo que tinham de recebê-Lo, e ainda assim, quando Ele chegou, Ele não conseguiu encontrar uma única pessoa para lhe dar a hospedagem mais pobre.

O todo-poderoso Deus foi obrigado a fazer sua habitação com os animais. E ainda assim, meu querido povo, eu acho na conduta dos judeus, criminoso como eram, não é um assunto para explicações, mas um tema para a condenação da conduta da maioria dos cristãos.

Podemos ver que os judeus tinham formado uma ideia de Seu Redentor que não estava de acordo com o estado de austeridade em que Ele apareceu.

Parecia que eles não podiam persuadir-se de que este poderia realmente ser Aquele que era para ser o Seu Salvador.

São Paulo nos diz claramente que se os judeus o tivessem reconhecido como Deus, eles nunca o teriam posto à morte. Há, então, uma pequena desculpa para os judeus.

Mas que desculpa podemos dar, meus queridos irmãos, pela frieza e pelo desprezo que mostramos para Jesus Cristo?

Oh, sim, nós realmente acreditamos que Jesus Cristo veio sobre a terra, que Ele forneceu as provas mais convincentes de Sua divindade. Daí a razão de nossa esperança. Nós nos alegramos, e temos boas razões para reconhecer Jesus Cristo como nosso Deus, nosso Salvador e nosso Modelo. Aqui está a base de nossa fé.

Mas, diga-me, com tudo isso, que homenagem realmente lhe pagamos?

Fazemos mais por Ele do que se não acreditassemos em tudo isso?

Digam-me, caros irmãos, nossa conduta corresponde às nossas crenças?

Somos criaturas miseráveis.

Somos ainda mais culpados que os judeus.

 

 

São João Maria Vianney

 

 




Artigo Visto: 1492