Padre Santo




Sermões de S. Vianney
  • Voltar






23/06/15
A RAIVA NÃO VIAJA SÓZINHA




A raiva não viaja sozinho

 

Ah, meu estimado senhor, a melancolia sempre acompanha a pessoa que é escrava da raiva! Olhe para uma pobre mulher que tem um marido assim. Se ela tem um temor de Deus e quer evitar que o marido a ofenda e a trate mal, ela não pode dizer uma palavra, mesmo quando mais deseja fazê-lo. Ela deve coformar-se a chorar em segredo a fim de não ter brigas em casa e correr o risco de dar escândalo.

"Mas", um marido irritado vai dizer a mim, "por que ela me contradiz? Todo mundo sabe que eu estou de mau humor."

"Você está de mau humor, meu amigo, mas você acha que os outros não estão, tanto quanto você  está? Diz que sim. Então, que você não tem nenhuma religião, e você vai descrever o que você é. Não são todos os que têm um temor de Deus, obrigados a saber como governar suas paixões em vez de permitir-se a ser governado por elas? "

Ai de mim! Se eu disser que há mulheres que são infelizes porque elas têm maridos que são temperamentais, irritados  e maus. Há maridos que não são menos infelizes em ter mulheres que não sabem como dizer uma única palavra gentil, a quem nada pode interessar ou absorver, exceto se. E o que resulta em infelicidade a casa onde nem um nem o outro quer dar lugar! Não há nada, além de disputas, brigas, e recriminações. Oh, meu Deus, isso não é um inferno real? Infelizmente, vejam o treinamento que dão para os filhos de tais casas! Que lições de sabedoria e doçura de temperamento podem receber? 

São Basílio nos diz que a raiva faz um homem se parecer com o diabo porque apenas o diabo, que é capaz de dar forma a esses tipos de excessos .... E eu acrescentaria que a raiva não viaja sozinho e vem sempre acompanhada por uma abundância de outros pecados ....

Você já ouviu um pai zangado usando palavrões, proferindo imprecações e maldições? Muito bem, então. Ouça a seus filhos quando eles estão com raiva - as mesmas palavras vis, as mesmas imprecações, e todo o resto. Assim, os vícios dos pais - como suas boas qualidades - passam para seus filhos, mas de forma mais acentuada. 

Os canibais matam apenas estranhos, para comê-los, mas entre os cristãos existem pais e mães que, para saciarem suas paixões, desejam a morte daqueles a quem eles deram a vida e que querem direcionar ao Inferno àqueles a quem Jesus Cristo redimiu com Seu Sangue Precioso. Quantas vezes já não se ouviram aqueles pais e mães que não têm nenhuma religião dizendo: "Esta criança amaldiçoada .... Você me deixa doente .... Eu desejo que você esteja a milhas de distância .... Isto falando de uma criança ....

Estes pequenos pirralhos .... Esse demônio de uma criança .... E assim por diante.

Oh, querido Senhor, que tais frases feias e más não saiam dos lábios de pais e mães que deveriam desejar nada mais que bênçãos do Céu sobre suas pobres criancinhas.

Se encontramos tantas crianças que são selvagens e indisciplinadas, sem religião, mal-humoradas e atrofiadas em suas almas, não precisamos - pelo menos na grande maioria dos casos, buscar a causa para além das maldições e mau humor dos pais .

O que, então, devemos pensar do pecado daqueles que se amaldiçoam em momentos de preocupação e dificuldade? Este é um crime terrível que é contrário à natureza e à graça, tanto que a natureza e a graça nos inspiram a ter amor por nós mesmos. Aqueles que se amaldiçoam são como pessoas insanas que morrem por suas próprias mãos. É ainda pior do que isso. Muitas vezes eles colocam a culpa em suas próprias almas, dizendo: "Deixe-me Deus amaldiçoar_ Eu gostaria que o diabo me carregasse_ Eu preferiria estar no Inferno do que estar do jeito que estou!".

Oh, miserável criatura, diz Santo Agostinho, que Deus não tenha em conta suas palavras, pois se o fizesse, você iria vomitar o veneno de seu baço no Inferno. Oh, Senhor, se um cristão, pensasse bem no que diz! .... Como, na verdade, é miserável  o homem que é vítima da raiva! Será que alguma vez alguém será capaz de compreender sua mentalidade?

Como fica então o pecado, de um marido e mulher, de um irmão e uma irmã, que vomita todos os tipos de blasfêmias um sobre o outro? Eles iriam arrancar uns dos outros os olhos se pudessem, ou mesmo tirar uns dos outros suas próprias vidas.

"O fulano de tal esposa!" ou "fulano de tal marido!" gritam: "Eu desejaria  nunca tivesse visto ou conhecido você .... Meu pai foi um tolo por aconselhar-me a casar com você! ...."

Que horror são estas coisas , ditas por cristãos que deveriam se esforçar apenas para se tornarem santos! Em vez disso, eles fazem somente o que irá torná-los demônios e párias do Céu! Quantas vezes temos visto irmãos e irmãs que desejam a morte um do outro, xingando um ao outro, porque um é mais rico do que o outro ou por causa de algum mal que receberam? Vemo-los alimentando-se de ódio em toda a sua longa vida e até mesmo encontram grande dificuldade em perdoarem-se mutuamente em face da morte.

É um pecado tão grande  amaldiçoar o tempo, os animais ou o trabalho.

Basta ouvir todas as pessoas quando o tempo não é do seu agrado, xingando-o e exclamando: "Esse tempo, será que nunca vai mudar?"

Eles não apreciam o que estão dizendo. É como se estivessem a dizer: "Oh, será que Deus,  não vai me dar o tempo que eu quero?"

Outros juram os seus animais: "Você  é tão e tão besta, eu não posso fazer você ir como eu quero que você vá .... Que o diabo leve embora .... Espero que um raio caia sobre você ! .... Que o fogo do Céu queime você! ....

Ai de mim! Infelizes, pessoas mal-humoradas, suas maldições tem um efeito mais frequente do que você pensa ....

Mas o que devemos fazer, então? Isto é o que devemos fazer. Devemos fazer uso de todos os aborrecimentos que nos acontecem para nos lembrar que, uma vez que estamos em revolta contra Deus, outras criaturas também se revoltarão contra nós. Nunca devemos dar aos outros a oportunidade de nos amaldiçoar .... Se algo irritante ou problemático acontece, em vez de carregar com maldições tudo o que não está acontecendo da maneira que queremos, seria tão fácil e muito mais benéfico para nós dizermos: "Deus os abençoe!"

Imitar o santo homem Jó, que abençoou o nome do Senhor em todos os problemas que se abateu sobre ele, e você receberá as mesmas graças que ele recebeu.... Isso é o que eu desejo para você.

 




Artigo Visto: 2014