Padre Santo




Testemunhos
  • Voltar






04/11/14
SANTA ISABEL RAINHA DE PORTUGAL E SUA FILHA CONSTÂNCIA




 
Santa Isabel, Rainha de Portugal, e sua filha Constância
 
 
A grande Santa da caridade, tinha uma filha que muito amava, chamada Constância. Esta princesa havia se casado há pouco tempo com o rei de Castela, quando uma morte repentina veio arrebatá-la à afei­ção dos seus. A rainha, ao ter a infausta notícia, juntamente com o rei se pôs a caminho de Santarém, quando um eremita se aproxima do cortejo real e quer falar à rainha. Os fidalgos disseram logo: é um importuno, um doido. Não lhe demos importância! Santa Isabel percebeu tudo e mandou chamar o pobre monge, perguntando-lhe o que desejava.
 
— Senhora, a vossa filha Constância, me apare­ceu diversas vezes e foi condenada a um longo e rigo­roso Purgatório, mas será libertada no prazo de um ano se celebrarem durante um ano todo, todos os dias, uma Santa Missa por ela.
 
Os do cortejo real puseram-se a rir do monge: é um doido, diziam. É um intrigante e quer arranjar alguma coisa, repetiam outros. A rainha, entretan­to, levou o caso muito a sério. Pediu ao esposo que mandasse celebrar as Santas Missas. Dizia: Afinal, o que se poderia sair perdendo com isto? Não é bom mandar celebrar Missas pelos nossos mortos? Quanto não há de lucrar com isto a nossa filha, ainda que não fosse real a aparição do pobre monge!
 
No dia seguinte, encarregou a um Sacerdote, de celebrar durante o ano todo por alma da filha. Exa­tamente quando completou um ano, Constância apareceu à sua santa mãe vestida de branco, toda lumi­nosa e de uma beleza incomparável.
 
— Hoje, minha querida mãe, graças às vossas orações e às Santas Missas que mandastes celebrar, estou livre dos meus tormentos e subo para o Céu.
 
A Santa, toda radiante de felicidade, foi pro­curar o Pe. Mendez, Sacerdote encarregado da cele­bração das Santas Missas, e este já vinha ao encon­tro da rainha para lhe dizer que, na véspera, havia celebrado a última das 365 Missas encomendadas por alma de Constância.

 



Do Livro " Tende compaixão das pobres almas " Mons. Ascânio Brandão


Artigo Visto: 1596