Padre Santo




Testemunhos
  • Voltar






19/11/17
BEATO INÁCIO DE AZEVEDO E A VIRGEM MARIA




 

O Beato Inácio de Azevedo e a imagem de Maria Santíssima

 

O bem-aventurado mártir Inácio de Azevedo, da Companhia de Jesus, teve sempre a mais fervorosa devoção à SS. Virgem.

Antes de partir para a missão do Brasil com seus trinta e nove companheiros, obteve do Papa S. Pio V a permissão de fazer tirar uma cópia da célebre Virgem de Santa Maria Maior atribuída ao pincel de S. Lucas.

Munido dessa imagem, que considerava sua salvaguarda, embarcou cheio de confiança, no navio S. Tiago, e inspirou aos jovens missionários que o seguiam os sentimentos de devoção que o animavam. Na altura da ilha de Palma, uma das Canárias, o S. Tiago foi atacado por um corsário calvinista, Jacques Soure, que lhe deu abordagem.

Logo que os missionários viram os calvinistas, só escutaram o seu ódio atroz à fé católica e, à ordem do chefe, assassinaram todos os quarenta e os lançaram ao mar.

Azevedo, tendo nas mãos a imagem de Maria, animava seus irmãos ao martírio quando um golpe de sabre lhe abriu a cabeça; foi atirado ao mar, ainda segurando a santa imagem.

Entretanto, Azevedo aparecia à flor da água trazendo sempre a imagem de Maria Santíssima, e, à noite, quando as trevas cobriam o mar, seu santo corpo, levado pelas vagas, se achou perto do navio, batendo no casco em pancadas repetidas, até que o ruído foi notado por um português católico.

Este, vendo o corpo de Azevedo, que vinha de encontro ao navio com o quadro, reconheceu nisto um prodígio, e, cheio de respeito, pegou na imagem que logo as mãos do santo soltaram sem custo.

Guardou-a cautelosamente o marinheiro, e enviou-a depois para o Colégio dos Jesuítas na Bahia, onde se vê ainda hoje na basílica e conserva sinais do sangue que corria das feridas do glorioso mártir da evangelização do povo brasileiro.

 

Trecho do Livro “O Mês de Maria”

 




Artigo Visto: 2243