Padre Santo




Testemunhos
  • Voltar






20/06/15
MISSA, MEIO MAIS EFICAZ




A SANTA MISSA E O PURGATÓRIO


Ir. Emmanuel: Maria, pode-nos dizer quais são os meios mais eficazes para facilitar a libertação da almas do purgatório?
Maria: O meio mais eficaz é a Santa Missa.


Ir. Emmanuel: Por que a Missa?
Maria: Porque é o próprio Cristo que Se oferece por amor a nós. É o oferecimento de Si mesmo (Cristo) a Deus, a mais bela das ofertas. O Sacerdote é o representante de Deus e é Deus mesmo que Se oferece e Se sacrifica por nós. A eficácia da Santa Missa pelos defuntos é tão grande quanto maior foi a estima desses aqui na terra por Ela (Santa Missa). Se em vida tivermos rezado e participado das Missas com todo coração e durante a semana as tivermos vivido segundo o nosso tempo disponível, essas Missas trarão um grande proveito para nós quando morrermos do que as que forem celebradas. 


Também nisto se colherá aquilo que foi semeado. Digo também que uma alma do Purgatório vê muito bem o dia do seu funeral, se se reza verdadeiramente por elas ou se simplesmente faz-se ato de presença para mostrar que está lá. As almas dizem que as lágrimas não servem de nada para ajudá-las. Ao contrário, serve muito a oração. Muitas vezes essas almas lamentam o fato de que as pessoas assistem ao seu sepultamento, mas não elevam uma só oração a Deus, derramam muitas lágrimas, mas é inútil.


A propósito da Missa, quero citar um belo exemplo de São Cura D’Ars aos seus paroquianos.

Ele nos contou:

__“Meus filhos, um bom Padre havia perdido um grande amigo que lhe era muito querido, por isso ele rezou muito pela paz desta alma. Um certo dia Deus lhe fez saber que o seu amigo estava no Purgatório e sofria terrivelmente. Este Santo Padre pensou que ele não poderia fazer uma coisa melhor pelo seu amigo do que oferecer o Santo sacrifício da Missa pela sua alma.

No momento da consagração, pegou a hóstia entre suas mãos e disse:

__“Pai Santo e eterno, faço uma troca: Vós tendes a alma do meu amigo que está no Purgatório e eu tenho o corpo do Vosso Filho que está em minhas mãos. Bem, Pai bom e maravilhoso, libertai a alma do meu amigo e eu ofereço Vosso Filho com todos os méritos da Sua paixão e morte”. 

Esse pedido foi escutado. De fato, no momento da elevação, ele viu a alma do seu amigo subir ao Céu resplandecente de glória. Deus havia escutado a troca.

Pois bem, meus filhos, concluiu São Cura D’Ars: quando quisermos libertar os nossos entes queridos do Purgatório, façamos a mesma coisa. Ofereçamos ao Pai por meio do Santo sacrifício da Santa Missa, o Seu Filho dileto, com todos os méritos da Sua paixão e morte, assim Ele não poderá negar nada.

Outro meio muito eficaz para ajudar as almas do Purgatório são as ofertas do nosso sofrimento, das nossas penitências, e os sofrimentos voluntários, como exemplo: o jejum, as privações etc ... e, naturalmente, os sofrimentos involuntários como as doenças, o luto, o abandono..




Artigo Visto: 1424