Documento sem título




 
A MODÉSTIA INTERIOR
Este artigo foi visto 286 vezes.
 

 

A modéstia interior
 

 

Em geral, a modéstia é a virtude que regula todos os atos externos, dando-lhe a devida compostura e decoro…, apresentando-se assim aos olhares do próximo, como qualquer coisa digna, nobre e formosa. Mas a modéstia exterior necessariamente há de proceder da interior, que consiste em moderar e dirigir os movimentos desordenados da alma segundo a divina vontade.

A modéstia exterior pode-se fingir e será então um repugnante ato de hipocrisia… A modéstia interior é a única que pode dar vida à modéstia exterior. Não deves, portanto, procurar conseguir uma aparência de modéstia…, uma modéstia postiça e mentirosa, com porte e maneiras externas que pareçam muito modestas, deixando depois que o teu coração seja vítima das baixas inclinações da concupiscência.

Quando a verdadeira modéstia existe, é tal a união que se dá entre a exterior e a interior, que uma não anda sem a outra, as duas ajudam-se mutuamente, de sorte que a compostura exterior deve proceder sempre dum interior perfeitamente composto e ordenado… e a interior encontrará a sua melhor defesa e sustentáculo na exterior. São Francisco de Sales explica isto com a seguinte comparação: Como o fogo produz a cinza… e a cinza serve admiravelmente para manter e conservar o fogo…, assim sucede com estas duas modéstias, que a interior produz a exterior, e esta mantém e conserva a interior de onde brotou.

 

Por D. Ildefonso

 



 
 

ATENÇÃO! - Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte www.padresanto.com.br

 


     VEJA MAIS:


  A MODÉSTIA INTERIOR (286 Hits)
  AS TENTAÇÕES DA CARNE (361 Hits)
  DESÍGNIOS DE DEUS PARA O FUTURO DO MUNDO (286 Hits)
  O DESEJO DOS PECADORES PERECERÁ (544 Hits)
  SÓ DEUS PODE DAR-NOS A PAZ (514 Hits)
  GRANDE DEUS (509 Hits)
  AS PENAS DA VIDA (456 Hits)
  ACIMA DAS NUVENS (439 Hits)
  O PECADO MORTAL (437 Hits)
  MINHA QUERIDA MÃE GANHOU ESTA COROA (988 Hits)


 
Total Visitas Únicas: 418655 - Usuários online: 24
2009 - www.padresanto.com.br - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Espacojames