Documento sem título




 
O DESEJO DOS PECADORES PERECERÁ
Este artigo foi visto 543 vezes.
 
 
 
O DESEJO DOS PECADORES PERECERÁ
 
 
 
Quanto será desejado na morte o tempo que se perde agora! Conta São Gregório, nos seus Diálogos, que um homem rico, mas de maus costumes, chamado Crisâncio, estando a ponto de morrer, gritava aos demônios que lhe apareciam visivelmente para se apoderar de sua alma:
_“Dai-me tempo, dai-me tempo até amanhã.”
Respondiam os demônios:
_“Ó insensato, é nesta hora que pedes tempo? Tiveste tanto tempo e perdeste-o, empregaste-o a pecar, e agora é que pedes tempo? Já não há mais tempo.”
O desgraçado continuava a gritar e a pedir socorro.
Próximo dele achava-se um seu filho chamado Maximo, que era monge. Dizia-lhe o moribundo: “Socorre-me, filho, meu caro Maximo, socorre-me!” No entanto, com o rosto chamejante, volvia-se de um para outro lado do leito, e nesta agitação e gritos de desespero, expirou desgraçadamente.
 
Ó céus! Durante a vida, aqueles desgraçados comprazem-se na sua loucura, mas na morte abrem os olhos e reconhecem quanto foram insensatos; mas isto então lhes serve tão somente para aumentar o seu desespero de remediarem o mal que fizeram.
 
 
Meu irmão, penso que ao leres estas reflexões, dirás: É verdade; é mesmo assim. Mas se é verdade, muito maior seria a tua loucura e a tua desgraça, se, reconhecendo a verdade na vida, não te aproveitasses dela a tempo. Esta mesma leitura, que acabas de fazer, ser-te-á no momento da morte uma espada de dor.
 
Eia pois, já que te é dado tempo de evitar tão deplorável morte, dá-te pressa em aproveitá-lo: não demores até que venha o tempo em que não poderá remediar o mal. Não demores sequer um mês, nem sequer uma semana. Quem sabe se a luz que Deus te dá agora na sua misericórdia, não é a última graça e a última exortação que te faz?
 
É loucura não querer pensar na morte, que é certa e da qual depende a eternidade; mas maior loucura ainda é pensar nela e não se preparar. Faze agora as reflexões e resoluções que farás então; agora com fruto, então sem fruto; agora com a confiança de te salvar, então com grande desconfiança de tua salvação.
 
A um fidalgo, que se despedia da corte de Carlos V, a fim de viver unicamente para Deus, perguntou o imperador, porque deixava a corte. “Porque é necessário”, respondeu ele, “que exista um intervalo de penitência entre uma vida desordenada e a morte.”*
 
 
 
*Não, meu Jesus, não quero continuar a abusar da Vossa misericórdia. Agradeço-Vos a luz que hoje me dais, e prometo-Vos mudar de vida. Quanto me consola o que dissestes: Convertimini ad me, et convertar ad vos — “Convertei-Vos a Mim e Eu me converterei a vós”. Afastei-me de Vós por amor das criaturas e das minhas miseráveis satisfações; agora deixo tudo e converto-me a Vós. Estou certo de que não me repulsareis, se eu quiser amar-Vos, porquanto me dizeis que estais pronto para me acolher em vossos braços. Convertar ad vos — “me converterei a Vós”. Recebei-me na Vossa graça, fazei-me conhecer o grande bem que em Vós possuo e o amor que tivestes para comigo, a fim de que não torne a deixar-Vos. — Perdoai-me, ó meu amado Jesus, perdoai-me; meu Amor, perdoai-me todos os desgostos que Vos tenho causado. Dai-me o Vosso amor e fazei de mim o que quiserdes. Castigai-me, como entenderdes; privai-me de tudo, mas não me priveis da Vossa graça. Venha o mundo todo a oferecer-me todos os seus bens; protesto que só Vos quero a Vós e nada mais. — Ó Maria, recomendai-me a Vosso Filho; Ele vos concede tudo quanto pedis; em Vós confio."
 
 
 
Santo Afonso Maria de Ligório

 



 
 

ATENÇÃO! - Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte www.padresanto.com.br

 


     VEJA MAIS:


  A MODÉSTIA INTERIOR (286 Hits)
  AS TENTAÇÕES DA CARNE (360 Hits)
  DESÍGNIOS DE DEUS PARA O FUTURO DO MUNDO (286 Hits)
  O DESEJO DOS PECADORES PERECERÁ (543 Hits)
  SÓ DEUS PODE DAR-NOS A PAZ (514 Hits)
  GRANDE DEUS (509 Hits)
  AS PENAS DA VIDA (456 Hits)
  ACIMA DAS NUVENS (438 Hits)
  O PECADO MORTAL (437 Hits)
  MINHA QUERIDA MÃE GANHOU ESTA COROA (986 Hits)


 
Total Visitas Únicas: 418655 - Usuários online: 22
2009 - www.padresanto.com.br - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Espacojames