Documento sem título




 
OS DEGRAUS DO AMOR
Este artigo foi visto 56 vezes.
 

 

Degraus do Amor



O PRIMEIRO degrau faz a alma enfermar proveitosamente… porque nela a alma morre ao pecado e a todas as coisas que não são de Deus. 

O SEGUNDO degrau faz a alma buscar Deus sem cessar.

O TERCEIRO degrau da escala amorosa é o que faz a alma agir e que lhe dá calor e ardor para não pecar. Sobre isto diz o salmista: “Feliz quem teme o Senhor e se entusiasma com Seus mandamentos” [Sl 11,1]…Considera pequenas as grandes obras que faz pelo Amado, as que são muitas considera poucas.

O QUARTO degrau é o constante sofrimento sem se cansar.

O QUINTO degrau de amor impele a alma para desejar e cobiçar a Deus impacientemente.

O SEXTO degrau faz a alma correr com ligeireza para Deus e tocá-Lo muitas vezes e, sem desfalecer, corre pela esperança. O amor a fez tão forte que a leva a voar com ligeireza. A propósito deste degrau diz Isaías: “Os que esperam no Senhor renovam suas forças, abrem asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem desfalecer” [Is 40, 31].

O SÉTIMO degrau desta escada torna a alma atrevida e com veemência….É o que diz o Apóstolo: ‘A caridade tudo crê, tudo espera e tudo pode’[1Cor 13, 7]. Os que alcançaram este grau conseguem de Deus o que Lhe pedem com gosto: “Será o Senhor tua delícia e te dará o que pede o teu coração”.

O OITAVO degrau de amor leva a alma a agarrar e segurar sem largar o amado, como diz a esposa: “Encontrei o amor de minha alma; agarrei-o e não mais o soltarei”[Ct. 3, 4].

O NONO degrau faz a alma arder suavemente. Este é o degrau dos perfeitos, que ardem suavemente, porque o Espírito Santo produz neles este ardor suave e deleitoso, consequência da união que têm com Deus.

O DÉCIMO degrau já não é desta vida. O décimo e último degrau desta escada secreta de amor torna a alma totalmente semelhante a Deus, pela clara visão de Deus que em seguida a alma possui imediatamente, pois, havendo chegado nesta vida ao nono grau, ela sai do corpo. Porque estes poucos que o alcançam não entram no Purgatório, pois já estão mais do que purificados pelo amor.

 São João da Cruz.



 
 

ATENÇÃO! - Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte www.padresanto.com.br

 


     VEJA MAIS:


  OS DEGRAUS DO AMOR (56 Hits)
  ALMAS VÍTIMAS (57 Hits)
  DOCE ESCRAVIDÃO DE AMOR (280 Hits)
  PROGRAMA DE SANTIDADE (268 Hits)
  ADORAÇÃO, GRATIDÃO E REPARAÇÕES (377 Hits)
  JESUS À MERCÊ DOS SOLDADOS (334 Hits)
  O FIM DO HOMEM (426 Hits)
  A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO (Maria Valtorta) (376 Hits)
  AS OFENSAS NOS PURIFICAM (705 Hits)
  A ALMA RECOLHIDA E AS VIRTUDES (751 Hits)


 
Visitas Únicas Hoje: 139 - Total Visitas Únicas: 295490 - Usuários online: 13
2009 - www.padresanto.com.br - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Espacojames