Padre Santo




Reflexões
  • Voltar






15/08/16
O SEGREDO DA PAZ




 

O segredo da Paz

 

“Humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará” (Tg 4,10)

 

Ao progredires na humildade, deves estar bem atento às possíveis intromissões do orgulho. O espírito do mal te levará a comparar teu estado com os dos outros e a estimar tua humildade. Cuidado! O que há de bom em ti, não o deves a ti mesmo, mas unicamente a Mim. Fui Eu que te inspirei o bem, que alimentei teu pensamento, que facilitei o caminho, que te dei forças contra tua fraqueza, que te guiei através dos obstáculos, que te chamei quando te afastavas, que cuidei de ti com um carinho e amor muito além do que podias esperar. Não te glories de ti mesmo, mas glorifica em tudo ao teu Deus.

Provarei tua humildade não somente mediante tuas próprias humilhações, mas também por meio daqueles que te são queridos. Será uma grande oportunidade de praticares a humildade. Nestas ocasiões, dize para ti mesmo: “Se esta pequena humilhação, da pessoa a quem amo é dolorosa, como Maria deve ter sofrido com o aviltamento de Jesus! E nunca disse uma palavra de queixa; jamais pediu para ser valorizada. Porque Ela, também, era uma vítima do amor de Deus”.

Outra prova dura será tua disposição de aceitar com igual indiferença o esquecimento ou a fama. Aqueles cujas qualidades estão ocultas por algum defeito e que veem pessoas menos inteligentes avançar enquanto elas vão ficando para trás, deveriam oferecer seu esquecimento a Mim. Tais sacrifícios podem ser mais difíceis do que de um monge ou de uma freira que abandonaram sua posição no mundo e vieram ocultar-se num mosteiro ou num convento.

Uma vida obscura mesmo involuntariamente, aceita por um ato de vontade, torna-se verdadeiro sacrifício, um grande ato de amor.

Une tua vida simples à de Maria e José. Tão obscuramente viveram, que a Escritura nem sequer fala de sua morte.

Não fujas, pois, ao esquecimento e à humilhação. Mas lembra-te que a humilhação, em si, não é humildade. Humildade, como já te disse, é o reconhecimento de teu lugar no meu plano e sua aceitação total. Não deves julgar que a humilhação esteja acima de teu dever, porque isto seria negar a humildade. Tens um dever de caridade de preservar racionalmente teu bom nome, da mesma forma que tens o dever de te esforçar  por corrigir o erro. Se injustamente és acusado em assunto de importância, é justo que negues tua culpabilidade. Depois de o teres feito convenientemente , se as acusações continuam, é melhor nada mais dizer e deixar  a proteção de teu bom nome a Mim.

Igualmente é um bom exercício de humildade não contradizer outrem em assuntos sem importância; mas seria errado silenciar quando há prejuízo ou pecado e quando a correção pertenceria a ti.

A humildade será o segredo de tua paz de alma. Porque te assisto quando humildemente tomas Meu jugo, será fácil para ti viver no meio de afrontas ou pobreza, suportando os trabalhos de cada dia calmamente. Sendo humilde, não serás ambicioso, nem arrogante e nem autossuficiente. Terás um só desejo: o de fazer a vontade de Meu Pai. Na atividade, não procurarás fazer isto ou aquilo, mas sempre e em primeiro lugar a vontade de Deus. E assim não ficarás desanimado se sobrevém o fracasso. Sendo humilde, calma e pacificamente procurarás fazer o máximo para satisfazer teus superiores que estão em lugar de Deus; mas não perderás a tranquilidade se depois de teres feito o que podias racionalmente, teus superiores não ficam satisfeitos e teu esforço não resulta.

Dize agora Comigo esta oração: “ Senhor, humilde e manso de coração, ajuda-me a aprender e a amar a humildade. Refreia minha língua para que eu não fale de mim mesmo. Acalma-me em ocasiões em que esteja para tornar-me impaciente, descontente com minha sorte. Ajuda-me a pensar menos em mim mesmo e mais na Santíssima Trindade e de meus semelhantes, nos quais devo ver a Ti ”.

 

 

Texto retirado do Livro: " Cristo Minha Vida " de Clarence J. Enzler




Artigo Visto: 1559