Padre Santo




Reflexões
  • Voltar






19/05/16
NO TEU TRABALHO COTIDIANO




 

NO TEU TRABALHO COTIDIANO

 

“Servi ao Senhor em verdade, e trabalhai por fazerdes o que for do Seu agrado” (Tb14,8).

 

Eu desejo que teus dias sejam cheios daquela alegria e daquela paz que deixei como herança.

Tua única preocupação deve ser fazer Minha vontade em cada momento e em todas as circunstâncias. Procede assim e tudo o mais seguirá Meu plano para tua felicidade presente e eterna.

Não fiques demasiado preocupado com o sucesso do teu trabalho de cada dia. Não temas o fracasso. Muitas vezes deixas de fazer o que devias, porque temes não seres capaz de o fazer convenientemente.

Pergunta a ti mesmo: “ Que é que o Senhor deseja de mim?” Faze-o exatamente. Não deixes para outra ocasião. Não digo que não te prepares. Sabes perfeitamente a diferença entre preparar-se para alguma coisa e desistir. Lembra-te da palavra de Agostinho: “Deus prometeu o perdão de nossos erros; mas não prometeu tempo para nossas desistências”.

Não desejes fazer outra obrigação senão aquela mesma que te pertence, em tal momento. Dize-Me: “Senhor, aceito isto agora, porque é Tua vontade”.

Enfrenta o trabalho que temerias, sem o Meu amor. Eu te darei a graça de te lembrares que não é necessário te angustiares, te desgastares ou te matares por causa de um horário. Eu te ensinarei a sorrir e ter serenidade. A trabalhar com calma e paz, fazendo tanto quanto podes. E a parar também, quando estás cansado.

Ordinariamente não quero que trabalhes tanto que te esgotes.

Trabalha com atenção e esforço, mas sem ansiedade. Podes ser esforçado e ao mesmo tempo tranquilo e sereno. Não podes ter paz nem trabalhar direito quando empreendes tuas obrigações inquieto e agitado.

Lembras que repreendi Marta em Betânia porque ela se perturbava com muitas coisas? Não a repreendi por estar ocupada, por ser diligente, mas por estar perturbada. Não te perturbes.

Eu queria que fizesses teu trabalho cotidiano sem agitação febril, mesmo com um certo vagar. Não queiras fazer  todas as coisas ao mesmo tempo, mas cada uma por sua vez. Fiz o dia com 24 hs, com tempo para o trabalho e tempo para o repouso. O dia tem tempo suficiente para fazeres o que deves, contanto que ordenes tua vida e procures somente Minha vontade.

Presta atenção a estas palavras de um dos Meus santos: “Imita as crianças, as quais, enquanto com uma mão segura-se ao pai, com a outra vão colhendo cerejas ou amoras, ao longo do caminho. Tu, também, enquanto com uma mão tratas dos bens deste mundo, com a outra, prende-te ao Pai Celeste, voltando-te para Ele de vez em quando, para ver se tuas ações Lhe estão agradando. No meio dos negócios e ocupações ordinárias que não requerem uma atenção tão séria, deverias olhar mais para Ele do que para elas. Quando são de tal importância que prendem toda tua atenção para poderes realizá-las bem, então, de vez em quando, olha para o teu Deus. Assim Deus trabalha contigo, em ti e por ti e teu trabalho será seguido de consolações” (São Francisco de Sales).

Mesmo que trabalhes com toda diligência, nem sempre serás bem sucedido. Nem sempre teus melhores esforços serão recebidos por teus companheiros. Não te desencorajes com isto. Oferece-Me tua natural decepção. Dize-Me que esta decepção é permitida por Mim e que tu mesmo não a mudarias se pudesses. Dize-Me que a desejas, assim mesmo. Quando ofereces a Mim tuas decepções, sentes alguma coisa como quando pões um remédio numa ferida ou num corte. No começo dói, mas depois te encontra melhor.

Realiza plenamente teu dever do momento, por amor de Meu Pai, do Espírito Santo e de Mim mesmo. Não o faças pela metade, dizendo para ti mesmo, que depois ou amanhã o farás com mais perfeição. Fá-lo agora com toda perfeição de que és capaz, por amor à Santíssima Trindade. Guiar o carro, dar um passeio, preparar uma refeição, estudar uma lição, receber uma repreensão, participar alegremente de um jogo ou fazer qualquer coisa plenamente, e porque aquilo é Minha vontade naquele momento, é o maior louvor que Me podes oferecer.

Deitar-te à noite, quando preferias ficar acordado e faze-lo porque esta é a Minha vontade naquele momento, é melhor do que gastares a noite em oração, cansando-te e tornando difícil o teu trabalho no dia seguinte.

É assim que quero que procedas em todas as tuas ocupações cotidianas. Pela manhã, faze um ato de confiança, de completo abandono à Minha vontade, porque tudo que acontecer será por Minha permissão. Lembra-te que cada momento é um “sacramento”, é um momento de graça. Renova este abandono várias vezes durante o dia. Uma palavra, um olhar para Mim é o bastante.

Não faças teu dever com pressa, mas com alma, com perseverança, sem nervosismo, sobretudo sem preocupação com aquilo que os outros pensam. Faze cada coisa a seu tempo e tudo, quanto possível, unicamente por Meu amor.

Procede assim e serás como Eu desejo.

 

 

Texto retirado do Livro "Cristo minha vida" de Clarence J. Enzler.




Artigo Visto: 1552