Documento sem título




 
N. SENHORA DO CARMO, MÃE DO PURGATÓRIO
Este artigo foi visto 935 vezes.
 
Nossa Senhora do Carmo, Mãe do Purgatório
 
 
As aparições da Virgem Misericordiosa a São Simão Stokler e ao Papa João XXII são muito conhe­cidas e hoje a piedade de toda Igreja tem na devoção à Virgem do Carmo um motivo para chamar a Nossa Senhora Mãe e Rainha do Purgatório.
 
Diz a Mãe de Deus a São Simão: __“Recebe, meu querido filho, este Escapulário de tua ordem, como sinal distintivo da minha confraria e prova de privilégio que obtive para ti e para os filhos do Carmo. Aquele que morrer re­vestido do Escapulário será preservado das penas do outro mundo. É um sinal de salvação, uma defesa nos perigos, o penhor de paz e proteção especial até o fim dos séculos”.
 
Promete a Virgem a proteção aos Seus fiéis devotos do Escapulário.
 
Esta promessa foi confirmada setenta anos depois, após uma revela­ção feita por Maria ao Papa João XXII. Declarou este Pontífice numa Bula, que estando em oração, Maria lhe apareceu e disse: __“João, Vigário de Meu Filho, és devedor da alta dignidade a que chegaste a Mim, que pedi por ti. Eu te livrei dos laços dos teus adversários; espero de ti uma confirmação da Ordem do Carmo, que Me foi sempre especialmente dedicada. Se entre os religiosos ou confrades, quando morrerem, se acharem alguns cujos pecados tiverem merecido o Purgatório, Eu descerei como terna Mãe no meio de­les, no Purgatório, no sábado que seguir à sua morte. Livrarei aqueles que eu lá encontrar e os levarei à Montanha Santa, à feliz morada da vida eterna”.
 
É Maria revelando-se Mãe carinhosa das almas do Purgatório.
 
A arte cristã sempre representa a Virgem do Carmo estendendo o seu Escapulário sobre o Purgató­rio, onde as almas em meio das chamas expiadoras, le­vantam os braços e olhos suplicantes implorando a misericórdia da boa Mãe e procurando no Escapulário, um meio de saírem das chamas.
 
Como isto é significativo e simbólico! Não é esta a Missão da Virgem Santíssima, consolo e alívio e libertação do Purgatório e o que encontram com segu­rança os devotos verdadeiros de Maria Santíssima?
 
Podemos crer no grande privilégio dos Carmelitas.
 
A Sagrada Congregação das Indulgências em 1.° de De­zembro de 1886 decidiu: “Seja permitido aos Padres Carmelitas pregarem ao povo que se pode crer pie­dosamente na assistência que esperam os Irmãos e confrades da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, a saber: que esta Senhora ajudará com suas orações contínuas e sufrágios e méritos e com uma proteção especial depois da sua morte (princi­palmente ao sábado, dia que lhe está consagrado pela Igreja), aos irmãos e confrades falecidos na carida­de, com a condição de que tenham levado durante a vida o Escapulário, guardado a castidade de seu esta­do, rezado o Ofício Parvo, ou se não puderam rezá-lo, que hajam observado os jejuns da Igreja e abstido de carne nas quartas e sábados”.
 
Este decreto foi publicado em Roma em 15 de Fevereiro de 1615 pelo Santo Ofício.
 
Ora, não é a Igreja confirmando a consoladora doutrina da assis­tência e proteção de Maria sobre o Purgatório?
 
Invo­quemos sempre a Mãe querida das pobres almas do Purgatório. Sejamos devotos da Virgem do Carmo e do Santo Escapulário.

Do Livro " Tenhamos compaixão das pobres almas " Mons. Ascânio Brandão

 
 

ATENÇÃO! - Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte www.padresanto.com.br

 


     VEJA MAIS:


  O PURGATÓRIO E A VONTADE DE JESUS (807 Hits)
  SEJAMOS APÓSTOLOS DO PURGATÓRIO (799 Hits)
  PRÁTICAS DEVOTAS PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO (900 Hits)
  A VIA SACRA E O ROSÁRIO (715 Hits)
  AS ALEGRIAS E CONSOLAÇÕES DO PURGATÓRIO (863 Hits)
  N. SENHORA DO CARMO, MÃE DO PURGATÓRIO (935 Hits)
  MARIA SANTÍSSIMA, MÃE E CONSOLADORA DO PURGATÓRIO (864 Hits)
  OS PECADORES OU AS ALMAS? (825 Hits)
  PENITÊNCIA PELOS MORTOS (1062 Hits)
  AS INDULGÊNCIAS (1033 Hits)


 
Visitas Únicas Hoje: 88 - Total Visitas Únicas: 237359 - Usuários online: 11
2009 - www.padresanto.com.br - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Espacojames