Padre Santo




Nossa Igreja
  • Voltar






28/11/14
O QUE É SUFRÁGIO?




O que é sufrágio?

 É sinônimo de apoio, favor, socorro etc.

 

 

Graças à realidade maravilhosa da Comunhão dos Santos — laço que une estreitíssimamente os membros da Igreja militante, padecente e triunfante em um só Corpo — todos os que estão em estado de graça, seja na terra, no Céu ou no Purgatório, podem satisfazer e interceder uns pelos outros, com orações, oferecimentos de Comunhões, sacrifícios, boas obras etc... Os que estão nesta Terra, acima de tudo, mediante a celebração ou assistência à Santa Missa.

Essas orações, sacrifícios ou boas obras que nós oferecemos por alguém, chamam-se Sufrágios.

Usa-se sobretudo, o termo de sufrágio, em relação às almas do Purgatório, que padecem pelas faltas cometidas em vida, mas pelas quais não fizeram suficiente Penitência nesta terra, ainda quando perdoadas.

Nós podemos ajudá-las, sufragando essas almas, isto é, como dissemos, rezando por elas, e sobretudo mandando celebrar Missas em sufrágio (em auxílio) dessas almas, para que elas possam subir mais depressa à Pátria Celeste.

Trata-se de um excelente Ato de Caridade e as Santas Almas, por sua vez, suplicam a Deus que nos retribua por esse ato de amor fraterno, ou o próprio Deus, vendo a nossa caridade fraterna concede-nos novas graças e auxílios.



Fonte: catolicismo.com.br


Artigo Visto: 1576