Padre Santo




Artigos Importantes
  • Voltar






27/04/19
DEZ DICAS PARA VIVER MELHOR A SANTA MISSA




 

10 dicas para aproveitar melhor a  Santa Missa

 

 

 

Apresentamos, a seguir, 10 dicas que o ajudarão a integrar-se melhor à comunidade católica e a viver plenamente a Santa Missa
 
1. Chegue sempre pontualmente
, inclusive antes de a santa Missa começar. Lembre-se de que o primeiro preceito da Igreja, que existe desde o século IV, é ouvir a Missa completa todos os Domingos e Festas de Guarda e não fazer trabalhos ou atividades que impeçam a santificação desses dias.
 
Para isso, é importante chegar à Igreja a tempo. Para quê? Para preparar-nos espiritualmente em oração, fazendo nossa oração pessoal. Inclusive, para ver antecipadamente as leituras no folheto da Missa. Quando as leituras do dia são lidas antes da Missa, o coração se prepara melhor para ouvir o que o Senhor quer nos dizer e entender melhor a Homilia.
 

2. Entrando na Igreja, sua primeira ação deve ser cumprimentar o " Senhor ". Nunca entre na Igreja distraído. Procure imediatamente o Sacrário. Haverá uma luz vermelha acesa indicando o lugar em que o Santíssimo Sacramento está reservado. Faça uma devota genuflexão, como sinal de adoração e respeito diante do Senhor.
 
Uma vez feito o ato de adoração, busque um bom lugar para se sentar, de preferência ocupando os primeiros bancos.
 

3. Se você precisar se movimentar dentro da Igreja, faça-o com respeito.E quando tiver de cruzar toda a Igreja, passando na frente do altar, faça uma reverência profunda, ainda que a Missa não tenha começado. Se o Senhor já estiver no altar, faça uma genuflexão simples (encostando o joelho direito no chão).
 

4. Observe o silêncio. Haverá pessoas orando, preparando-se para a Confissão ou confessando-se. Permaneça em silêncio ou orando, como preparação pessoal e para respeitar o momento dos outros com Deus.
 
Observe o silêncio antes, durante e depois da celebração, com exceção dos momentos em que se canta ou responde às ações litúrgicas.
 
Considere a Missa como um Ato Sagrado. Isso implica em desligar ou silenciar o celular; não o deixe sequer vibrando, porque isso pode distrai-lo e o tornar dependente. Se, por distração, você se esquecer de desligar o celular e ele tocar durante a Missa, não saia da Igreja para atender: desligue-o imediatamente.
 

5. Vista-se com decência na Casa de Deus. No lugar onde se renova de forma incruenta o Sacrifício de Cristo na Cruz, vista-se da melhor maneira possível. Vista-se bem, mas pela dignidade do lugar e do momento, e não para aparecer. Não use roupas inadequadas, ainda que faça calor, nem roupas esportivas, pijama, shorts etc.
 

6. A Igreja nos pede um Jejum Eucarístico de 1 hora (de comida e bebida) antes da Sagrada Comunhão, com exceção da água e dos remédios (CDC 919).
 
O jejum exige evitar inclusive a goma de mascar antes e durante a celebração. Esta norma não é opcional, e violá-la conscientemente é Sacrilégio. Observar esta regra é sinal de máximo respeito de quem identifica a presença real de Cristo na Eucaristia; é também a preparação mais adequada para receber o Senhor.


7. Controle seus filhos. Se forem pequenos, evite que fiquem brincando ou incomodando os outros; eduque-os no respeito ao lugar e ao momento; assim, saberão a importância da Missa.
 
Se forem muito pequenos ou de colo e você não puder deixá-los aos cuidados de alguém, procure sentar-se nos bancos de trás da Igreja, caso seja preciso sair para acalmá-los no caso de chorarem.
 

8. Jesus diz: “Minha casa será chamada de casa de oração”. 
(Mt 21, 13). Portanto, o Templo Paroquial não é lugar para conversar. Não confunda a Igreja com uma cafeteria, não se sente com as pernas cruzadas, como nos atos ou reuniões sociais. (Observação minha: nem com os braços abertos sobre as costas do bancos, como se estivesse sentado num banco de praça ou no sofá de sua casa).

 
A Missa não é um momento para expressar afetos pessoais. Se você está com seu esposo(a) ou namorado(a), deixe as manifestações extravagantes de carinho para outro lugar e momento. A Missa é um encontro a sós com Deus; vivam-na como casal, mas cada um dirigindo-se particularmente a Deus.
 

9. Participe ativamente da Missa e deixe suas leituras e devoções pessoais para outro momento (por exemplo, rezar o terço), seja este antes ou depois da celebração. Durante a Missa, evite os deslocamentos desnecessários, como peregrinar na frente de imagens de devoção.
 

10. Não incentive a distração. Na Missa, deixe de lado todos os outros assuntos ou pensamentos. Não desvalorize a Missa com um coração dividido, pensando nos seus assuntos pessoais.
 
Não se ocupe de banalidades, nem se distraia olhando para os outros, muito menos com malícia. Tampouco passe o tempo todo olhando para o relógio, como se estivesse esperando a Missa acabar logo.

 

Padre Henry Vargas Holguin

 




Artigo Visto: 2209