Documento sem título




 
CARTA DE STO ATANÁSIO AOS FIÉIS PERSEGUIDOS
Este artigo foi visto 453 vezes.
 

 

Carta de Santo Atanásio aos fiéis perseguidos

 

Santo Atanásio estava no exílio e de lá escreve esta carta para confortar e confirmar na fé os católicos fiéis perseguidos pelos hereges arianos. Quanto nos conforta esta carta ainda nos dias de hoje! Eis a carta:

 

"Que Deus vos console. Soube que não somente vos entristece o meu exílio, mas também, sobretudo o fato de que os outros, ou seja, os arianos se apoderaram das Igrejas pela violência, e que vós fostes expulsos destes lugares. Eles possuem as Igrejas, em compensação vós possuís a tradição da Fé Apostólica. Eles, consolidados nestes lugares (nas Igrejas), estão na realidade fora da verdadeira Fé, enquanto vós que estais excluídos das Igrejas, permaneceis nessa Fé. Confrontemos, pois, o que é mais importante: O templo ou a Fé, e se tornará logo evidente que é mais importante a verdadeira Fé.

Portanto, quem perdeu mais ou quem possui mais, o que conserva um lugar ou o que conserva a Fé?

O lugar certamente é bom supondo-se que ali se pratique a Fé dos Apóstolos; é santo se ali habita o Santo. Vós sois os venturosos que pela Fé permaneceis dentro da Igreja, repousais nos fundamentos da Fé e gozais da totalidade da Fé que permanece intacta, sem confusão. Por tradição Apostólica (a Fé) chegou até vós, e muito frequentemente um ódio nefasto tem pretendido extirpá-la, mas sem resultado...

Portanto, nada prevalecerá jamais contra a vossa Fé, meus queridos irmãos, e se de um momento para o outro Deus vos devolver as Igrejas, será forçoso reconhecer que a Fé é mais importante do que os Templos.

E precisamente uma Fé tão viva supra para vós, por hora, a devolução das Igrejas (ocupadas pelos hereges).

De que lhes serve possuir as Igrejas?

Sim, efetivamente, eles as têm, mas isso aos olhos dos que se mantem fiéis a Deus indica que são culpáveis, porque transformaram em covil de ladrões ou casa de negócios ou lugar de disputas vãs o que antes era um lugar santo, de modo que agora lhes pertence o lugar onde antes nem lhes era lícito entrar.

Meus queridos, por haver escutado daqueles que chegaram até aqui, sei tudo isto e muitas coisas piores. Porém, repito, quanto maior é o empenho destes para dominar a Igreja, tanto mais estão fora dela. Creem estar dentro da verdade, mas na realidade estão excluídos dela, prisioneiros de outra coisa, enquanto a Igreja desolada, sofre a devastação destes supostos benfeitores".

 

do Blog Associaçãosantoatanasio

 



 
 

ATENÇÃO! - Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte www.padresanto.com.br

 


     VEJA MAIS:


  O QUE É A ÁGUA BENTA (23 Hits)
  SINAL NA FRONTE (30 Hits)
  O BEM, FEITO PELOS SACERDOTES (30 Hits)
  A TRIBULAÇÃO QUE PRECEDERÁ A ERA DA PAZ (46 Hits)
  O QUE É MORTE ETERNA (20 Hits)
  DIÁLOGO COM JESUS SOBRE O ABORTO (94 Hits)
  POBRES DOS FIÉIS CATÓLICOS (77 Hits)
  POBRES DOS FIÉIS CATÓLICOS (62 Hits)
  QUEM SE ELEVA SERÁ HUMILHADO (69 Hits)
  PECADORES TRANQUILOS DENTRO DAS IGREJAS (208 Hits)


 
Visitas Únicas Hoje: 164 - Total Visitas Únicas: 281567 - Usuários online: 19
2009 - www.padresanto.com.br - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Espacojames